domingo, 7 de outubro de 2012

Planeta crítrica

Pois é, vivemos em um mundo onde todo mundo quer botar o bedelho em tudo. O que antes nao passava de fofocas e comentários ácidos entre vizinhos sem muito o que fazer, se intensificou o ganhou destaque no espaço cibernético. Com a internet, todos fazem críticas, sobre o que quer que seja.
E antes que você me julgue, nao estou criticando essa situação. Pelo contrário: liberdade de expressão é fundamental, e a internet proporciona um lugar ideal para isso.
Porém, o que acontece é uma enxurrada de críticas sem fundamento, e é justamente isso que me incomoda.
Em tempos de eleição, todos parecem entendidos de política, defendendo e, principalmente, metendo pau um no partido do outro.
No meio cultural então, chovem críticas, sejam elas positivas ou negativas. O importante é emitir alguma opinião e se manter vivo nessa grande sociedade do espetáculo em que vivemos.
É justamente isso que Zeca Camargo muito bem descreve neste post, quando afirma que "a 'democratização das opiniões', que é certamente um dos efeitos colaterais mais duvidosos da internet, de uma hora para outra empobreceu o exercício da crítica - deixou todo mundo desorientado".
Ao mesmo tempo, em outra publicação no mesmo blog, o jornalista que, devo ressaltar, é cinéfilo e tem um grande repertório cultural, faz uma grande crítica a um filme que assisti recentemente, o "recorde de bilheteria francesa", "Intocáveis".
Segundo Zeca, o filme é um "dramalhão canhestro, com algumas raras boas piadas salpicadas no meio – e ainda mais raros momentos realmente emocionantes".
E nao foi só ele. Navegando pela internet, encontra-se milhares de outras resenhas, todas criticando o longa.
É engraçado porque as opiniões, na grande maioria das vezes, parecem ser sempre as mesmas. Ou todo mundo elogia, ou todo mundo enche a boca de argumentos contra.
Tudo bem, eu também nao tenho um notório conhecimento sobre o mundo do cinema, mas me atrevo a admitir que gostei sim desse filme. Por mais que tenham clichês, ele tem excelentes cenas que fazem todos os espectadores rirem, se identificarem com os personagens e se emocionarem com eles.
O que quero dizer é que você vai deixar de assistir algo porque toda a crítica fala mal.
Assim como você nao deve concordar com o que todo mundo vem elogiando.
E, principalmente, nao dá pra ficar colocando opiniões mal fundamentadas em tudo, só porque os outros estão o fazendo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...