terça-feira, 11 de maio de 2010

05 de fevereiro – Istambul

Istambul realmente é um cidade cheia de contrastes. Monumentos de séculos atrás, e metrôs nas ruas, sons de orações hipnotizantes vindos de mesquitas e pessoas com fones nos ouvidos passando apressadas pelas calçadas, meninas com véus na cabeça e all star nos pés. Ao mesmo tempo tão familiar e tão diferente.
De um lado Europa, do outro Ásia. Dividida entre o centro histórico e o badalado centro moderno. Uma cidade de mil faces. Simplesmente incrível.
O Grande Bazar, por exemplo, é de enlouquecer qualquer um, principalmente as shoppaholics [oi?]. Mais de 500 anos e 700 lojas, vendendo de tudo que se pode imaginar, principalmente joias, que lá, de tão comuns, são tratadas como outra mercadoria qualquer. Impossível sair com as mãos abanando, até mesmo porque os turcos adoram negociar. Jogam o valor dos produtos lá em cima, e se você chorar bastante, conseque levá-lo por até metade do preço!
E por falar em joias, outra coisa de impressionar é a visita ao Museu do Palácio Topikapi. Uma aula sobre império bizantino, turco-otomano e todos os seus sultões.
Resumindo: impossível não se surpreender e se apaixonar por Istambul.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...