domingo, 18 de março de 2012

Lições de moda em Paris

Indiscutivelmente, Paris é o berço da moda e da alta costura.
Pode-se falar que hoje a moda é democrática, efêmera e multicultural, mas se necessário fosse escolher um só lugar para ditar esse mercado, gritaríamos em uni coro: F-R-A-N-Ç-A!
Pessoas elegantes desfilando por to-dos os lados.
E, para nossa alegria [ai, foi mal!], estive em Paris exatamente no mesmo período em que ocorria a Semana de Moda.Câmeras fotográficas com as maiores lentes que se possa imaginar e as modelos mais altas e magras que eu já vi, passando apressadas pelas ruas para não perderem o próximo desfile. Infelizmente, por falta de tempo, e de convite, não assisti a nenhum lançamento de coleção, mas pude visitar alguns estandes muito interessantes com exposições e tal.
E as lojas? TENTAÇÃO pura entrar em qualquer uma delas.
Até mesmo a C&A lá é diferente, com uns modelos bacanas, ótima confecção e preços bem camaradas.
Sem contar a Galerie Lafayette, seis andares de pura perdição. Literalmente o CENTRO de consumo de Paris. Lá se encontra de tudo: os mais variados perfumes, bolsas, sapatos, vestidos de noiva, repetindo, vestidos de noiva, e roupas das mais variadas grifes, indo mais conceituados estilistas aos que estão se lançando no mercado agora, separadas por setores. Para se ter uma ideia, aconselho quem for, pegar um mapa [disponível em TODAS as línguas] no hall de entrada principal.Mas, independente da semana da moda ou lojas maravilhosas espalhadas pela cidade, o que se vê em todo lugar é ESTILO. Sim, aquela palavrinha mágica que todos falam, mas poucos realmente encontram. E é complicado até mesmo definí-la. Ainda mais quando tenta-se rotular essa palavra com conceitos como romântico, punk, e por aí vai.
Não. Ter estilo é não se prender às regras. É usar o que te faz bem, o que se tem vontade. Quanto mais as pessoas se soltam dessas preocupações como o que as pessoas vão achar ou se o que se veste está ou não na "moda", mais se faz Moda.

2 comentários:

  1. Que sonhoooo! Justo na semana de moda, deve ter sido maravilhoso! Pena não ter conseguido assistir nenhum lançamento de coleção :( Mas só de estar la ja deve ter valido muito a pena hehe

    Beijos
    E obrigada pela visita!
    operacaoparis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo lindo texto. Paris realmente é um sonho e poder passear por esta cidade fantástica é tudo de bom. As fotos ficaram lindas também.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...