terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Desafio desapego: dicas, parte I

Como contei no final do ano passado, o desafio de 2015 é: desapegar!
Ao longo dos anos, me vi acumulando diversas peças que, com a dieta fashion, aprendi a usar, mas percebi que muitas delas não eram de fato necessárias pra mim.
O problema é que sempre aparece aqueles pensamentos que ficam soprando na nossa orelha:
E se um dia eu precisar?
E se o estilo dessa peça voltar a ser "tendência" da moda?
E se eu emagrecer/engordar e voltar a caber nela?
E se surgir uma ocasião especial?
Quantas roupas a gente guarda esperando o momento certo de usar? E nisso o tempo vai passando e a gente nem usa!
Comecei a perceber que a maioria das peças que estavam lá guardadas por algum desses motivos acabava não sendo usada de um jeito ou de outro!
Mas por que a gente tem tanta dó de desapegar, heim?
Tenho peças que são super curingas, pau pra toda obra, combinam com tudo. Outras, tem um valor sentimental tão grande, ou já serviram pra tantas ocasiões, que continuam lá, mesmo eu sabendo que já estão velhinhas demais pra continuar usando.
Outras, estão super em bom estado, foram adquiridas porque eram bonitas, básicas ou sofisticadas, estavam com um preço bom ou achei que seriam úteis para alguma finalidade, mas por algum motivo, não são usadas com frequência, e nem serão.
Então resolvi que preciso trabalhar esse quesito entre os meus aprendizados fashions. Estabeleci pra mim que a cada nova peça, pelo menos uma sairia do guarda-roupa. Mas, mais do que uma obrigação, quero que isso se torne um exercício, pra que meu guarda-roupa se torne mais enxuto e versátil, com peças realmente úteis do meu dia a dia e que sejam boas para todas as situações.
Afinal de contas, o excesso mais confunde do que esclarece, né? Quantas vezes a gente passou horas pra escolher uma combinação e quantas vezes simplificamos as coisas porque tava tudo alí, na nossa frente!
E de que adianta um guarda-roupa abarrotado de peças que você não usa?

Primeiro passo: tire tudo pra fora!
Então, pra começar, tirei todas as peças do guarda-roupa e joguei em cima da cama pra avaliar (nisso, já fui encontrando um monte que estava ali esquecidas porque foram encobertas por outras que chegaram depois).
Separei todas aquelas que uso com mais frequência: blusas, shorts, saias, vestidos, etc. Depois, levei todas essas peças pro guarda-roupa novo e deixei as que não costumo usar muito (acreditem, é a grande maioria) no armário antigo, na casa da minha mãe.
No mês de janeiro não comprei praticamente nada e essa arrumação foi ótima pra eu conseguir ver as peças que preciso investir nos próximos meses. A partir daí, vou analisando entre as coisas que ficaram pra trás o que vai ser desapegado ou não! O critério vai ser bem simples: tem bastante tempo que não usar? Então desapega!


Segundo passo: faça listas!
Por fim, criei uma lista com o número aproximado de cada tipo de peça que tenho. (Sim, to com mania de listas). Não é um número exato, mas já ajuda a ter uma noção da quantidade. Muitas meninas já me perguntaram quantas peças eu achava que elas deveriam ter pra começar uma "dieta fashion" ou pra se vestir bem e a minha resposta é sempre: depende! Depende da sua rotina, profissão, compromissos sociais, etc. Várias coisas que mudam constantemente.
Mas percebendo isso, quero encontrar um equilíbrio pra mim. Algo que me mostre onde investir e onde colocar o pé no freio. Assim, ao final do ano vai ser mais fácil ter a dimensão quantitativa do quanto o desafio rendeu.

Acompanhe também:
Facebook Twitter | Instagram

16 comentários:

  1. Oi Talita!
    Que coincidência, ontem mesmo fiz uma limpeza no meu guarda-roupas! Estava precisando me desapegar também, mas além disso a limpeza era também para organizar melhor o meu pequenino espaço.
    Ah e hoje eu postei o vídeo de como foi o meu primeiro mês no Desafio dos 100 e as minhas comprinhas! Está convidada a passar lá pra ver como eu me saí :)

    Beijos
    Não Tão Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Rejane! Pois é, além de tudo meu espaço tbm diminuiu agora que to dividindo o guarda-roupa com o marido! Mas confesso que to achando ótimo! rsrs
      Vou lá conferir seu desafio sim! :]

      Excluir
  2. Oi Talita!! Adorei seu post.. to levando essa ideia de desapego comigo esse ano.. Não uso mais, ou faz anos luz que não uso... Já desapego logo.. para dar espaço ao novo. Procuro fazer isso de tempos em tempos... E aprendi (muito disso no seu blog) a valorizar acessorios!!

    Beijo grande

    http://jeitodemulhereolhardemenina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Carol, sua fofa! Que bom que aprendeu algumas dessas coisinhas aqui! Acessórios é tudo mesmo! E dar espaço pro novo deixa a gente mais leve, né?!

      Excluir
  3. Muito legal essa sua partilha aqui, Talita. Eu tambem to bem desapegada, mas acho que ainda preciso organizar melhor meu guarda roupas, ter uma blusinhas melhores pra sair, pois a maioria do que tenho é camiseta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Bruna, organização é fundamental né?! Também preciso muito fazer isso e aí perceber o que tenho que aprimorar.. no meu caso, eu uso muita camiseta mesmo, as blusinhas mais arrumadinhas quase não saem do armário..

      Excluir
  4. Legais esses seus critérios de desapego! Acho bem difícil me desfazer de certas coisas, mas vou tentar botar suas sugestões em prática. Meu armário tem roupa saindo pelo ladrão, rs!
    Beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm acho, Carlinha, ainda mais nós que adoramos uma peça única, retrô, às vezes não nos desfazemos achando que vamos voltar a usar com tudo em algum momento.. Mas desapegar é preciso! rsrs

      Excluir
  5. Tenho feito isso com os meus livros, só estou mantendo em minha estante os títulos que realmente eu gosto e pretendo reler um dia, os demais estão indo para sebo ou pra casa de algum colega que curta rs

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Carol, também tenho um sério problema com livros, tem um monte que não leria nunca mais que ainda estão na estante! Quando terminar minha saga com roupas, começarei uma com eles! rsrsrs

      Excluir
  6. Nossa eu vivo fazendo isso. Que bom que sigo as regras certinhas! ahahahah amei!

    www.fashionworldbykaren.com

    ResponderExcluir
  7. Eu sempe fiz isso com roupas,calçados,utensílios diversos ,sem dó e nem piedade rsrsrs !

    ResponderExcluir
  8. Vira e mexe eu dou a louca e me desfaço de varias peças também. rsrs

    www.jessicatanini.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...