sábado, 16 de fevereiro de 2013

Textos e propostas pra se inspirar!

Na última semana, uma amiga me enviou um texto sobre uma jornalista que passou 15 dias sem tirar a carteira do bolso pra comprar nada, a não ser comida. Nele, ela relata que o maior desafio é evitar a compra por impulso, aquela que você faz sem se dar conta que está fazendo. Segundo ela, o "costume" é nosso maior inimigo: quando estamos esperando algo, por exemplo, logo entramos em uma loja e achamos uma necessidade de compra que até então não existia. "Não só não consideramos nosso hábito de consumo excessivo como agimos como se estivéssemos aqui para isso", afirma.

Dando um passeio pela blogosfera li também esse texto super interessante da Ana Carolina, do blog "Hoje eu vou assim OFF". Ela fala sobre o livro "Overdressed: The Shockingly High Cost of Cheap Fashion" que retrata a indústria das fast fashions que lançam produtos atrás de produtos e a preços bem baratos (principalmente no exterior), incentivando um consumo desenfreado. No texto, a blogueira faz uma reflexão sobre coisas que a gente compra sem nenhuma ideia se vai ficar bom ou não pra gente, e que provavelmente vamos deixar no fundo do guarda-roupa porque nem precisamos. Ela fala ainda da qualidade das peças, preços e defende o consumo consciente, a adequação ao estilo e a sustentabilidade.

O que eu venho percebendo nos últimos anos é que as pessoas vem dando mais valor a conceitos como esses, mesmo em meio à inconstância e à velocidade da indústria fashion e ao estímulo constante da publicidade. Neste texto aqui, a professora e escritora Lilyan Berlim conta que a indústria têxtil é a terceira maior do mundo, e uma das mais insustentáveis, por isso é necessário repensar os nossos hábitos de consumo.

Quem não se lembra da menina que montou 365 looks usando o mesmo vestido no The Uniform Project? A proposta era chamar atenção da mídia e dos consumidores para questões socioambientais e arrecadar verba para garantir a educação de crianças indianas.



Logo depois, o Fantástico propôs um desafio parecido para blogueiras brasileiras, mostrando que é possível sim abusar da criatividade na hora de se vestir.

Acho que a principal lição que podemos tirar disso tudo é que precisamos repensar nossos hábitos. Não precisa ficar sem comprar que nem a doida aqui, mas é fundamental ter consciência de suas escolhas. #ficaadica!

24 comentários:

  1. =) Cada dia melhor hein linda!

    ResponderExcluir
  2. Oi Talita
    adorei seu texto, os textos coletados e a reflexão. Nossa, é muito verdade o quanto compramos por impulso
    é dificil se controlar, é uma tarefa que deve se transformar em exercicio diário

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto, não sou compulsiva, mas as vezes acho que só falta um pouco de dinheiro pra isso, kkkkk.

    Beijos
    http://window-soul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Talita,
    Acho que a compra está muito relacionada com o hábito também, esses dias eu assisti uma palestra sobre hábitos e foi bem interessante, falava sobre a necessidade do cérebro em economizar energia e que quando criamos o hábito o cérebro consegue economizar, mas ficamos, meio bitolados e sem muito discernimento, meio assim: sempre fiz e vou continuar fazendo...
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Talita, amei o post. Fiquei pensando em quanto eu economizaria com meros 15 dias sem comprar nada, a n ser comida. Imagina? gastamos com tanta coisa no cotidiano!
    Ah, lembra que eu te disse que ia me inspirar? Até agora não comprei nadinha, nem uma meia, aahahaha
    Beijao!

    ResponderExcluir
  6. Gostei do seu post, é uma reflexão maravilhosa! Eu vivo dizendo que preciso de várias coisas, mas como não tenho uma renda fixa, espero ter o dinheiro em mãos para comprar. Tenho medo de quando tiver uma renda fixa eu me descontrole, por isso, desde já, já fiz uma lista bem legal, separei coisas que QUERO COMPRAR e coisas que PRECISO COMPRAR. Isso me dá mais uma noção das coisas. Vi esse The Uniform Project e amei, além de ser uma boa proposta, ela dá ideia de como usar a mesma roupas várias vezes dando estilos diferentes para ela!

    rockcomluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei do seu post, é uma reflexão maravilhosa! Eu vivo dizendo que preciso de várias coisas, mas como não tenho uma renda fixa, espero ter o dinheiro em mãos para comprar. Tenho medo de quando tiver uma renda fixa eu me descontrole, por isso, desde já, já fiz uma lista bem legal, separei coisas que QUERO COMPRAR e coisas que PRECISO COMPRAR. Isso me dá mais uma noção das coisas. Vi esse The Uniform Project e amei, além de ser uma boa proposta, ela dá ideia de como usar a mesma roupas várias vezes dando estilos diferentes para ela!

    rockcomluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que legal. Eu já tô assim nesse ano, tendo que economizar, então passo longe das comprinhas por impulso!

    Adorei seu blog :)
    Beijos e boa semana
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  9. Hello. [url=http://ph-pills.com/en/item/generic_zocor.html]cheap zocor[/url] enter this deals [url=http://ph-pills.com/en/item/generic_alli.html]diet[/url]

    ResponderExcluir
  10. Adorei ...
    Eu sou uma que preciso me controlar... Adoro fazer uma comprinha ...

    Bjs ♥
    www.vintagefashion.com.br

    ResponderExcluir
  11. Talita, amei verdadeiramente tudo o que escreveu. Realmente, lendo isso, dá pra ver o consumismo desenfreado, inconsciente. Eu entro em lojas sem precisar de nada e acabo saindo com alguma coisinha sim. Que horrível. Pura realidade. É isso aí.

    bjão linda

    http://browniecomsorvete.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Sofro demais com meu consumismo, tinha me dado um desafio esse ano de ficar 6 meses sem compras, mas não resisti, estou apenas comprando menos e quero cada vez mais conseguir superar meus impulsos é muito ruim voltar cheia de sacolas mas ao mesmo tempo se sentir vazia, quero muito aprender a me controlar

    Fêfimfofum

    ResponderExcluir
  13. O Thalita, adorei seus posts e já estou te seguindo, parabéns pelo blo... dá uma passadinha no meu e se gostar me segue tbm ok, bjos!!!
    http://kellysuperprendada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Mt legal, vc acredita que nunca ouvi falar dessa menina? Mas achei genial!

    http://ansiedadefeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Já conhecia a do fantástico, mas não a outra, vou conferir agora! Beijos,

    http://palaciodeideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Bom dia , como vc esta , espero que bem , acabei de conhecer seu cantinho , muito divertido parabéns , bom final de semana
    www,vivendoartes-aleartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Impulsividade é um problema em qualquer área da vida. Compramos o que não precisamos,comemos fora de hora,retornamos um sms de qualquer maneira...é bom refletir antes de tomar uma atitude.Adorei o texto. beijoooo

    ResponderExcluir
  18. A maior parte das compras são no impulso. Boa reflexão.
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Ei Tá! tudo bom? :D
    muuito bom seu post... gosto do jeito q vc escreve! :}
    Entao... isso vai te ajudar muito! Bom, eu fui dar uma olhadinha nos posts antigos do seu blog e vi como vc tinha roupa..menina 200 peças kkk foca nessa quantidade enorme + criatividade..que tem de sobra nessa blogosfera que voce vai conseguir! :D e nos acompanhando aqui...

    beeeijos


    http://www.vidaqueinspira.blogspot.com.br/ - Vida que inspira :D


    ResponderExcluir
  20. Oi, Talita!
    Realmente, temos que repensar no nosso modo de consumo e ver se não estamos exagerando para isso. Hoje em dia é cada vez mais difícil, uma vez que a internet com suas redes sociais estão chegando com informações cada vez mais rápido nos fazendo pensar que estamos desatualizadas e se não comprarmos isso ou aquilo estaremos excluídas. Puro absurdo!

    Engraçado que esses dias fiz uma reflexão sobre liquidações e consumo no meu blog também (http://www.mocinhasofisticada.com.br/2013/02/mulheres-inteligentes-investem-bem.html). Acho que todas nós, pessoas normais, deveríamos dar uma refletida nisso!

    Precisamos mesmo é de disposição para usar a criatividade, como você está fazendo em seu ano sem compras, que eu tenho acompanhado, mas nunca tive coragem de dar meu "oi". rs

    Beijos e força nesse propósito!

    Dayana do blog Mocinha Sofisticada

    ResponderExcluir
  21. Oi amore!
    Concordo com tudo o que tu disse. No mês passado fiz uma faxina do quarto e achei muitas peças super usáveis e que estão lá esquecidas porque eu sempre compro coisa nova e uso sempre as mesmas roupas. Não tenho a mesma força de vontade que tu pra conseguir resistir as vitrines durante 365 dias, mas me lancei um desafio inspirada em vc, que é tentar usar tudo o que eu tenho e customizar o que tá batido e pode ser salvo. Se eu conseguir tirar fotinhos todos os dias dos meus looks, nem que seja na frente do espelho, vou lançar uma tag no blog como algo como Looks of the week.

    beijão!

    umarosachiclete.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Ai meninas, fico muito feliz com os comentários e reflexões de vocês!
    De fato, somos cercadas pelo verbo "comprar" em todos os lugares. Anúncios nos fazem acreditar que não estamos na "moda", mas o importante é nos sentir bem!
    Bianca e Lohanna, que bom que vcs estão se inspirando!
    :D

    ResponderExcluir
  23. Que legal isso. Li em outro blog e ja vim aqui pra acompanhar!!

    é tudo mto verdade, seria bom se todas nós conseguissemos!!!

    bjss

    http://consuminhosecaprichos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Adorei os textos, Talita! Obrigada por compartilhá-los conosco. Gosto muito de acessar o "Oficina de Estilo" e ela prega muito o consumo sustentável! Caso você não conheça, acesse!

    Beijo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...