terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Um ano sem compras: o que eu aprendi com isso

O desafio ainda nem chegou oficialmente ao fim. Esse momento vai acontecer exatamente hoje, na virada do ano, o que é bem simbólico, uma vez que réveillon sempre significa mudança de atitude, planos e vida!
E 2013 definitivamente foi um ano de mudanças.
Muita gente não entendeu o porquê de eu ficar um ano sem compras. Muitas delas consideraram inclusive supérfluo eu me privar de algo tão "superficial".
Mas o fato é que, em meio a tanto estímulo ao consumo, eu realmente queria achar um sentido para isso. Queria entender o porquê de viver comprando roupas e continuar achando que não tinha nenhuma pra vestir.
Porque sim, nós mulheres queremos nos sentir bonitas e desde pequenas aprendemos a ver modelos com roupas lindas e impecáveis e aprendemos a comprar como forma de nos enquadrarmos em padrões. Passamos a usar salto alto mesmo com dor no pé, só pra se sentir elegante, enquanto, na verdade, a elegância está muito além do que se veste.
Nessa saga em busca de auto-conhecimento e reflexão sobre a moda, aprendi que estilo é usar aquilo que te der vontade, da forma como te faz bem e do jeito que funciona no seu dia a dia.
Percebi que a moda, por mais efêmera que pareça, é mais atemporal do que a gente imagina. E o que dita o mundo fashion, não são as tendências, mas o comportamento das pessoas, o que elas querem expressar e a imagem que querem transmitir.
Ao contrário de enxergar minhas roupas "velhas" como obsoletas, passei a vê-las como lápis de cores para colorir o meu dia a dia e brincar de fazer diferentes combinações e desenhos. E a partir do momento que exercitei a minha criatividade, passei a acreditar mais em mim, melhorar minha autoestima e me sentir mais bonita. Existe coisa melhor?
Na minha lista de resoluções do ano passado, desejei coisas abstratas, como me sentir mais leve, viver mais tranquilamente e aproveitar pequenos prazeres da vida. E foi exatamente isso que aconteceu!
Neste ano conheci pessoas maravilhosas, vivi momentos incríveis e até tive um encontro com a minha musa inspiradora Fátima Bernardes!
A vida é mesmo uma deliciosa caixinha de surpresas. E mais uma vez meu sentimento é de gratidão por tudo que aconteceu. Acho que coisas positivas atraem coisas positivas, né? E mesmo os erros e derrotas são fundamentais pra nos fazer crescer. 
Muitas vezes a gente fica procurando a felicidade e despejando expectativas em cima de novas aquisições e coisas, enquanto, na verdade, a felicidade, de fato, é só questão de ser! Então, que paremos de nós cobrar e comecemos a viver uma vida mais leve, valorizando sentimentos, pessoas e momentos.
Por fim, fiz um vídeo que resume bem essa "dieta fashion". Espero que gostem!


Que 2014 seja um ano ainda mais especial para cada um de nós. Que possamos plantar boas sementes e colher frutos ainda melhores e, com essa energia, alçar voos ainda mais altos!

35 comentários:

  1. Que lindo esse texto Talita. Também aprendi muito nesse ano e um dos aprendizados foi o fato de que a gente é muito mais do que o que a gente vive. E quando passamos a usar nossa roupa como uma maneira de mostrar quem a gente é, não precisamos mais ser escravas da moda.

    Eu nunca estive tão bem comigo mesma do que hoje. Já estou ha 5 meses sem comprar nada (o tempo voa ne?) e mais uma vez agradeço muito por nossos caminhos terem se cruzado! Que você continue inspirando mais pessoas a valorizar o que realmente importa e que 2014 seja um ano maravilhoso pra você!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto e o vídeo Talita! Parabéns pelo seu desafio cumprido, pela criatividade que proporcionou looks lindos e descobertas incríveis no seu próprio guarda roupas!
    Beeijo e Feliz 2014!
    http://www.strawberries.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou te assistindo no "Encontro com Fátima"...mt bom!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Talita! Pude acompanhar alguns looks que vc postou no decorrer do ano e mostrou o quanto a gente pode aproveitar as peças que nós temos, variando formas de usar e tb com acessórios. Com certeza, vc tirou uma grande lição e agora pode dar até dar consultoria de moda pra gente hehehe.
    Sucesso na sua vida.

    Feliz Ano Novo! Muitas bençãos e felicidades em 2014
    Big Beijos
    Lulu
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    Tem sorteio rolando no blog: sorteio saia intensy modas

    ResponderExcluir
  5. Te ví na tv muito lindaaaaaaaa

    www.muitomimada.com.br

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! Não sei vc sabe mas o MEG, Modelo de excelência de gestão, indica que um dos melhores métodos para mudar uma empresa é metas e desafios difíceis, pois metas fáceis não transformam nada, somente com dificuldade há crescimento.Por conseguinte, relacionando com o seu desafio, posso dizer com tranquilidade que foi muito bom para vc, pois está se vestindo super melhor do que no início e até seu blog melhorou.Como já havia te falado, tudo foi muito autêntico, talvez até despretensioso, mas boas ideias aliadas a profissionalismo é certeza de sucesso. Parabéns novamente pela coroação do ano no programa da Fátima Bernardes.

    ResponderExcluir
  7. Poxa, não consegui ver a sua parte no programa. espero que vc ponha o vídeo aqui depois, hehe. Vc me inspirou a ver melhor o que eu tenho no armário e parar de sair comprando tudo que eu vejo pela frente. Ano que vem será zero compras para mim e torço para conseguir ir até o final igual a vc. Bjus e feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  8. Li seu texto inteirinho e absorvi tudo pra me ajudar no meu desafio inspirado em vc! ;D

    Amei seu vídeo e fiquei imaginando o trabalhão que deve ter dado pra fazer! rsrs

    Te desejo um feliz ano novo, e que 2014 seja repleto de bençãos de Deus, saúde, paz, amor, sucesso, felicidades, realizações e tudo de maravilhoso! :)

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
  9. Oi Talita! Foi ótimo conhecer você e seu blog em 2013, toda sua dieta fashion foi muito inspiradora pra mim e tenho certeza que pra muita gente! Ler seu texto hoje foi o desfecho perfeito para este projeto! :)

    Nos vemos em 2014!
    Beijos, Kênia

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Talitaaa! Muito muito sucesso pra você no ano que vem!
    que você tenha uma ótima noite!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Você realmente arrasou!
    Com certeza virou inspiração para muitas pessoas, inclusive eu!
    Te admiro muito.
    Que seu ano de 2014 seja ainda mais abençoado e que novas oportunidades apareçam na sua vida.
    Quem sabe a globo não te contrata hein? =)
    Beijãooo e muito sucesso!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Caramba guria! Ao final do desafio e tu ainda me surpreende!
    Amei o que tu escreveu, faz todo o sentindo do mundo e emotiva que eu sou já enchi os olhos de água! O vídeo ficou ótimo e com a música mais legal de 2013 ficou mais tri ainda! hahaha

    Além de te desejar um feliz ano novo, pra ti e pra tua família, tenho que te dar parabéns! Tu é uma guria extremamente determinada e ganhou a minha admiração nestes 365 dias que te acompanhei!

    Ps.: Hoje, justamente hoje, a televisão estragou e a outra que agente tem em casa tá passeando no sítio com meus pais. Eu e meu noivo ficamos enlouquecidos até conseguir sintonizar a globo ao vivo pelo computador pra poder te ver! Haha!

    Muitos beijos minha querida!
    www.justbia.com.br

    ResponderExcluir
  13. Talita, parabéns!! Adorei ver você na TV. UM 2014 maravilhoso pra vc e sua família.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Filha o texto ficou maravilhoso. Ele realmente exemplifica a saga sua durante o ano que passou. O vídeo também ficou lindo. Que tua força de vontade, criatividade, delicadeza e determinação estejam presentes durante todo o ano que se inicia. Que Deus te proteja sempre e a ajude a realizar seus sonhos. Com carinho. Mãe.

    ResponderExcluir
  15. É muito mais legal aproveitar tudo o que você tem. Às vezes muitas peças legais ficam escondidas no fundo do armário e nem lembramos delas.

    ResponderExcluir
  16. Não tem como não se identificar com esse texto, infelizmente crescemos achando que devemos seguir tendências e muitas acabam deixando de lado sua verdadeira essência e se mascarando, ter essa atitude é algo que poucas tem, não sei se conseguiria, mas depois de parcerias feita no blog confesso que deixei de lado as compras e passei a doar mais e valorizar muita coisa também!
    Muito sucesso pra você, beijoooos.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Talita!!!
    Acho que esse seu desafio serve como inspiração para muitas gurias e principalmente para mim, que muitas vezes com muita roupa dentro do armário 'não tenho nada para vestir'.
    Adorei conhecer o seu blog nesse ano que passou e espero um dia ter a sua determinação parafazer um desafio desses!!

    Beijos,
    Ana.
    Nk Cherry

    ResponderExcluir
  18. Feliz 2014 linda!!! Que possamos de repente nos conhecer nesse ano!!
    Bem amei conhecer seu blog e participar um cadinho desse desafio junto contigo!!
    A gente colhe aquilo que planta!! Sucesso amada!!
    Grande beijo
    Cris

    ResponderExcluir
  19. Oi Talita! Assisti ontem o programa vc estava perfeita! Mais uma vez te parabenizo pelo brilhantismo e te agradeço pelo exemplo dado! Feliz 2014!! Estarei sempre por aqui para ver suas novidades e pensamentos beijões!!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns Talita!
    Você não desistiu e foi até o fim, hein?! Concordo plenamente com o seu texto e admiro muito sua persistência!
    Adorei o vídeo, ficou uma graça! (:
    Desejo que 2014 venha com tudo, muito sucesso, muita alegria, muita saúde e muita paz!
    Que seu blog cresça ainda mais!
    Beijos querida!

    http://perolairregulaar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Ta. Essa é minha primeira vez no blog e já estou surpresa com esse texto maravilhoso.
    O salto é nada mais nada menos que uma prova de que somos totalmente alienadas. Sentir dor para se sentir bem... estranho não é?
    Vou ver todos os seus looks de guarda-roupa velho e mais: pra mim você revolucionou o mundo blogueiro com este projeto. Porque a questão do look do dia não é exibir as roupas novas, e sim, inspirar auto estima.
    amei!
    bjbj

    ResponderExcluir
  22. Talita, obrigada por compartilhar o seu desafio, vou me inspirar!!!
    Você tem toda a razão, devemos comprar menos e viver mais, levarei isso para a minha vida.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  23. Oi Talita! Adorei a ideia! Parabéns querida!!!

    ResponderExcluir
  24. Oi Talita
    amei o video, eu não te vi na TV, mas vi no youtube, vc estava linda. Adorei sua voz,
    acho que foi a primeira vez que escutei.

    bjs

    ResponderExcluir
  25. Tali concordo muito com o que escreveste. E cada vez mais penso isso que a felicidade parte de nós, do nosso interior. A partir daí é meio caminho andado para estarmos de bem com a vida, com aquilo que vestimos e connosco próprias.

    Feliz ano novo querida, com muita saúde e tudo de bom.
    www.letirose.com

    ResponderExcluir
  26. Parabéns Talita!!!
    Pro meu desafio ainda faltam 5 meses... mas, já to quase me sentindo tão leve quanto você... roupa pra mim sempre foi sinônimo de expressão e cada vez mais venho entendendo que o que queremos expressar vem de dentro primeiro, afinal roupa não compra confiança, não é mesmo?
    Adorei o texto e o vídeo!
    Te desejo ainda mais sucesso!
    Beiju ♥
    Júlia.

    ResponderExcluir
  27. Adorei o texto e o vídeo, ficou muito criativo!
    Foi muito legal acompanhar sua dieta fashion, desejo muito sucesso pra você!
    Bjuu

    Nice

    ResponderExcluir
  28. Lindo texto e linda saga.
    Te acompanhei nas últimas semanas e agora tou começando meu desafio de 1 ano sem compras tb...valeu a inspiração e persistência :)

    ResponderExcluir
  29. Hello my friend! I wish to say that this post is awesome, nice written and include almost
    all important infos. I'd like to look more posts like this .


    my web site :: sms marketing

    ResponderExcluir
  30. Parabéns!
    Estou me sentindo super mal, pois nessas últimas semanas fiz muitas compras.
    Preciso de ajuda...

    ResponderExcluir
  31. Parabéns Talita!! Hoje acordei e pensei em fazer isso em 2015. Fuu procurar no google para saber se alguém havia feito algo igual, encontrei você! Acredito que a privação de certos hábitos que nos são impostos pode ser um meio curioso para o auto conhecimento. Enfim, em 2015 não comprarei roupas, pois em 2014 exagerei no consumismo e me senti super mal, frustrada e com dívidas... Bjus!

    ResponderExcluir
  32. Vi seu blog por acaso.... Lancei o desafio 1 ano sem comprar roupas e queria ver se encontrava algum estímulo para conseguir vencê-lo.... Acho que compro muito por impulso e queria aprender a me tranquilizar sem me frustrar depois por ter adquirido algo de que não precisava ou nem de fato havia gostado. Tenho peças caras que nem cheguei a usar e já quero me desfazer.... Preciso de ajuda!

    ResponderExcluir
  33. E lingerie calcinha sutia meias. ..vc tamben ficou 1 ano sem comprar?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...