quarta-feira, 21 de maio de 2014

Dica de leitura: A Parisiense

Faz tempos que eu queria ler esse livro, mas confesso que sabia muito pouco a respeito dele. Na verdade, eu via várias fotos dele por aí e achava a capa a coisa mais linda do mundo. Então, resolvi comprar e to amando ler!
O livro é escrito pela Inês de La Fressange, ícone da elegância francesa, e fala sobre o estilo de vida das parisienses, resumido nessa frase: "Ter um estilo 'made in Paris' é mais um estado de espírito. A parisiense jamais cai na armadilha das tendências: ela respira o l'air des temps e as usa com critério, eis sua receita secreta! Ela sempre tem um objetivo: se divertir com a moda. Ela segue algumas regras, mas adora transgredi-las, faz parte do estilo."
Desde o início me identifiquei super com o que ela fala. Tem muito a ver com o pouco que percebi sobre a moda em Paris, nesse post que fiz aqui no blog, quando conheci a França.
E aí ela vai dando várias dicas sobre esse estilo de se vestir autêntico e particular que fazem de Paris o centro do mundo fashion até hoje.
1) Fuja dos conjuntos: "A parisiense tem espírito livre. Combinações possíveis não é uma preocupação pra ela."
2) Viva la Rive Gauche! "Uma parisiense não vai gastar muito pra ter uma etiqueta à mostra. Um luxo? Uma marca que garanta o bom gosto sem ostentar o preço."
3) Brinque de procurar: "Ela fica mais orgulhosa com uma descoberta no supermercado da esquina do que por ser a primeira a possuir o último modelo de uma 'it bag'. Seu guarda-roupa é habilmente composto por coisas baratinhas, roupas compradas em viagens e algumas peças luxuosas. Assim, quando usa um jeans, nunca sabemos se é Gap, H&M ou Hermes."
4) Use o que lhe cai bem: "O segredo de um bom estilo é sentir-se bem dentro da roupa."
5) Não tenha ídolos: "Quanto mais desconhecida, maior a chance de lhe agradar. Como os estilistas, a parisiense se inspira na moda da rua."
6) Desconfie do bom gosto: "É preciso saber tomar liberdade com as afirmações categóricas da moda. Algumas regras foram feitas para serem quebradas."
E aí, ela decorre sobre como não ser vítima da moda, como fujir do óbvio e ter peças básicas que fazem toda a diferença no guarda-roupa. E ainda inclui endereços de brechós em Paris e lojas online com boas ofertas. #eavontadedeirpraparis? #comofica?
O livro é dividido em quatro partes. A segunda é sobre beleza. Entre várias dicas de beleza e make, a que eu mais gostei é essa: "Esteja apaixonada por alguém, algum projeto, uma casa. Isso tem efeito de um lifting."
Depois, ela fala de "chez moi", dicas para a organização da casa e do dia a dia. Entre elas, 7 idéias para organizar seu armário. E a principal é: saber "editar" o guarda-roupa, ou seja, "joga fora" tudo aquilo que ocupa espaço e você não usa ou não se identifica.
Pra terminar, ela dá dicas de lugares, hotéis e restaurantes pra quem planeja uma visita à cidade e quer explorar lugares pitorescos ou cosmopolitas. "A parisiense adora pegar as amigas em flagrante delito de ignorância. Vive pesquisando lugares que ninguém conhece. Até ela contar pra todo mundo e ter de começar a procurar novos."
#muitoeu!
Alguém por aqui também se identifica e já leu o livro? Conta aí o que achou! :)

 Acompanhe também:

6 comentários:

  1. Que fofo que deve ser esse livro amei e com fotografias eu gosto mais ainda (:

    Beijoss *-*
    ==> Pâm Focada na Dieta

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhhhhhhhh! Preciso desse livro, preciso ir pra Paris! hahaha que tentaaação isso aqui Talita! Sou apaixonada por Paris e me identifiquei com ele de cara! Vou comprar com certeza! beijos
    www.gabrieladeboit.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sempre tive interesse em ler esse livro e agora fiquei ainda mais curiosa! :) Obrigada por compartilhar aqui!

    ResponderExcluir
  4. Livro mais lindo que tudo! Tá na minha lista faz tempo mas ainda não comprei, haha..
    Beeijo
    www.strawberries.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amei seus textos. Cheguei a me sentir em Paris, pois você captou muito o estilo de vida e vestir das parisienses. Amo Paris e adoro tudo nesta terra mágica, Com certeza também vou ler este livro e seguir inúmeras dicas. As fotos ficaram lindas e a primeira então é um luxo. Beijos. :

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha, Talita, e as fotos lindíssimas que você fez! Também me identifiquei com a parte de estar apaixonada por alguém ou algum projeto para parecer revigorada. É a dica de beleza que mais funciona para mim (fora o corretivo e o rímel pela manhã rsrsrs). Cheguei na parte de decoração hoje e também estou adorando. Deu até vontade de redecorar a minha casa! Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...