segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Balanço do Desafio dos R$100,00 e o que eu aprendi com isso!

No final do ano passado, fiz um texto falando sobre a minha experiência de ficar um ano sem compras, a qual chamei de dieta fashion.
Agora, volto a esse blogzinho querido para falar sobre o meu desafio de voltar às compras, gastando no máximo R$100,00 por mês com peças versáteis e úteis para o meu guarda-roupa.
Como mostrei no post das últimas compras, terminei o ano com o saldo zerado (sem dívidas e com o troquinho de X reais pra colocar no cofrinho)! Ao todo, foram 58 PEÇAS!
1 rasteirinha, 2 sapatilhas, 1 jardineira, 3 lenços, 26 + bijuterias (entre anéis, brincos, pulseiras e colares), 1 kimono, 2 cardigans, 11 camisas, 1 bikini, 1 legging, 1 bolsa, 1 vestido, 2 blazers, 1 cinto, 3 saias e 1 saia longa.
É ou não é um tanto de peças?
Aprendi que dá sim pra fazer farturinhas com uma pequena quantidade de dinheiro mas, principalmente, dá pra comprar roupas atuais, bacanas e exclusivas procurando nos lugares certos (ou incertos) e vasculhando em locais de compras mais alternativos.
Nesses 12 meses conheci vários brechós (e a saga continua no ano que vem!), frequentei feiras, bazares, liquidações e vi que tem muita coisa legal por aí, fora das etiquetas tradicionais, principalmente, peças antigas e super conservadas e de gente que bota a mão na massa e faz coisas incríveis.
E aí eu percebi que, mais do que o preço, o principal de uma roupa é de onde ela saiu e o conceito que ela traz! Daí minha posição - que fui amadurecendo ao longo do ano - de não comprar em sites chineses (e isso acarreta um outro post que to ensaiando há meses! Sim, eu divago!).
Enfim, acho que a grande sacada é que quantidade não é, mesmo, qualidade. Mesmo com a verba limitada, acabei comprando coisas bem baratinhas, mas que não somaram ao meu guarda-roupa.
E, como havia prometido no começo do ano, a cada nova peça que entrasse, pelo menos uma sairia do armário. Mas não foi bem isso que aconteceu. Fui adiando a limpa e cheguei ao final do ano com novas e antigas peças no mesmo lugar.
Então, percebi que consegui controlar o impulso pela compra, que tinha há anos atrás. Também consegui estabelecer limites quanto aos meus gastos e estabelecer prioridades nas minhas compras. Agora, é a vez de reciclar o guarda-roupa, eliminar as peças menos usadas e deixar as peças coringas se sobressaírem. É aquela velha história de que o acúmulo mais gera dúvidas do que solução. Quero deixar meu novo guarda-roupa enxuto e só com coisas bacanas!
Então, que comece meu novo desafio: o desapego!
A cada nova peça de roupa, pelo menos uma antiga sai! Mostrarei essa movimentação todo final de mês aqui no blog! Dessa vez é pra valer!
E que venha 2015! :D

Acompanhe também:
Facebook Twitter | Instagram

15 comentários:

  1. Oi Talita tudo bem ?
    Que bacana esse desafio adorei as peças que conseguiu com esse valor.Seu blog é uma graça.Ta rolando um super sorteio de um perfume lá no blog,participe

    bj

    http://framboesabrazil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Um 2015 abençoado na sua nova vida!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal ver a sua experiência aqui, Talita. Certamente isso nos inspira a comprar cada vez mais de forma consciente. E em relação aos sites da China, eu parei tambem, como ja comentei com voce aqui em outro post. Só precisamos estar atentos pra questão da mão de obra escrava que as vezes ta mais perto do que pensamos. A Renner, que eu amo, foi atuada por oferecer condições análogas as da escravidão. Complicado, né? Ando pensando muito na questão de valorizar o trabalho da nossa cidade... eu mando fazer muita coisa na costureira... acho MUITO válido! :)

    Beijos e que o ano novo seja incrível pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Bruna!! Super obrigada pelo apoio! É muito bom ver pessoas como vc, que acompanham esses desafios desde sempre e me dão super força pra continuar!
      Essa coisa sobre a origem das peças é realmente complicada... também tenho priorizado marcas nacionais, lojas da minha cidade, peças com conceito de sustentabilidade, etc. Nem sempre é tão fácil, mas se cada um fizer sua parte de forma consciente já é um grande passo! :)
      Um Ano Novo incrível pra vc tbm!!!

      Excluir
  4. Tatá, que atitude bacana, eu queria, alias quero ser assim um dia, ter essa atitude de ter uma vida fashion mais equilibrada, quanto no consumo, quanto no uso, espero que 2015 me traga isso, um amadurecimento na hora de comprar e de desapegar, que eu parando pra pensar, nunca consegui desapegar de nenhuma roupa minha.
    Parabéns pela atitude e um feliz 2015 lindo e cheio de coisas boas pra ti <3

    Beijos
    http://blognossopapo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Camila! É bem difícil mudar nossos hábitos, né? Mas como o tempo a gente consegue!! Também nunca fui boa em desapegar! Mas esse ano vai!!
      Feliz 2015 pra vc tbm! Cheio de coisas lindas!!

      Excluir
  5. Talita, como sempre curti seus textos escritos de forma racional, criativa e inovadora. Sua proposta de qualidade sem esbanjar numerário e adquirindo peças de extremo bom gosto, comprando peças locais e sustentáveis é digna de elogios. Agora se estou calculando de acordo,. adquirir 58 peças gastando um total de apenas l.200,00 reais anuais e inovar o guarda roupa deveria merecer um troféu. Feliz 2015 e que venha outros desafios. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cálculo é esse mesmo!! Muito obrigada pelas palavras de apoio e elogio! Isso com certeza me faz buscar novos desafios e ir cada vez mais longe!! Até 2015!!

      Excluir
  6. Oi Talita! Parabéns pela iniciativa!
    Você foi uma inspiração para mim.
    Estou na minha dieta fashion (44 dias sem comprar).
    Estou muito confiante e explorando meu guarda roupas como nunca.
    Sempre fui muito compulsiva (meu guarda roupas está lotado e é o sonho de muitas das minhas amigas).
    Até meu marido entro na jogada, pois ele bate as fotos dos meus looks.
    Estou registrando também todas as etapas através de um "diário", onde vou registrando as situações que vão acontecendo.
    Separei apenas 50,00 por mês para compra de maquiagem e lingerie (também é um super desafio).
    Quando terminar esse um ano, quero fazer o desafio dos 100,00 também.
    Obrigada!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu Juliana! Que bom saber que minha dieta fashion inspirou outras pessoas também! Que a sua jornada seja de muito aprendizado!! Força e foco! :D
      Beijinhos

      Excluir
  7. Olá Talita gostei muito desse novo propósito de gastar 100,00 por mês muito legal sigo você desde o início e adorei a sua iniciativa é gostaria de saber se você poderia fazer vídeos como organizar o guarda roupa, como montar looks pois tenho muita dificuldade, adoro seu blog beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Camila!! Super obrigada por acompanhar esse desafio desde o começo e pela sugestão!! Pode deixar que seu pedido já tá aqui na lista pra ser executado! Assim que eu organizar meu guarda-roupa começo a gravar os vídeos! :D

      Excluir
  8. Parabéns, Talita! Mais um ano mostrando que criatividade é a alma do negócio! Também fiz um balanço do meu desafio lá no Saia e, assim como você, pude concluir que qualidade é realmente melhor do que quantidade. Além disso, super concordo com a sua postura em relação aos sites da China. Dá pena das condições desumanas a que os trabalhadores chineses são expostos, né?
    Estou doida para acompanhar a sua nova saga. Vai ser bem interessante!
    Espero que o seu 2015 seja repleto de alegrias e conquistas!
    Beijinho.

    Ps: estou lendo o livro da Malala e adorando. Obrigada! Foi um dos meus presentes de natal favoritos! :-)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...