domingo, 28 de setembro de 2014

Minha humilde opinião sobre blogs de moda

Como eu postei essa semana nas redes sociais, participei de um ciclo de palestras na semana de moda do Independência Shopping. Eu e mais quatro blogueiras falamos sobre o universo dos blogs e isso me remeteu a esse texto que havia escrito, mas ainda não tinha publicado. 
Tempos atrás, um estilista brasileiro disse no Twitter que não existiam blogs bons e gramaticalmente corretos no Brasil.
Retruquei! Conheço vários blogs de moda bacanas, que tratam o assunto de diferentes formas e linguagens, mas com informação, cuidado e revisão ortográfica.
Como resposta, recebi um: "Pelas roupas, percebe-se que o seu não está entre os melhores".
(Impressionante como as pessoas, muitas vezes pra argumentar, precisam ofender as outras, né?)
Mas gente! Eu nem estava defendendo o meu blog!
A começar que nem me considero uma "blogueira de moda" assim, na totalidade da expressão. Nas redes sociais costumo usar "pseudo blogueira" justamente por achar que não tenho conhecimento e muito menos dedicação suficiente para tal atividade. O blog pra mim sempre foi feito nas horas vagas e por puro prazer.
Mas desde que comecei a acessar a internet, acompanho blogs de moda e meninas que começaram a falar do assunto porque gostavam, foram ganhando destaque e se especializando, e hoje fazem um belo trabalho!
Um ótimo exemplo disso é a própria Cris Guerra, precursora do nosso querido "look do dia" no Brasil e que ganhou tanto domínio no assunto que acabou lançando o livro "Moda intuitiva", o qual, da última vez que procurei, tinha acabado nas livrarias.
Várias dessas pessoas estudaram, se especializaram, se dedicaram e hoje vivem do blog.
E isso não se restringe àqueles que usam roupas caras e de grife. Alguns dos blogs que acompanho e adoro, como por exemplo o Oficina de Estilo, o Hoje vou assim Off e tantos outros, vão justamente na contramão do consumo e mostram que, mais importante que comprar e usar roupas caras e que são a última tendência em Paris, é preciso se conhecer, se gostar e usar aquilo que te faz bem.
E por isso que a blogosfera é tão legal, porque é possível encontrar um monte de idéias bacanas, se informar, fazer amizades e se expressar nessa sociedade tão imperativa em que propagandas e mais propagandas impõem como você deve ser e o que deve vestir.
Conheço milhares de meninas que começaram a compartilhar seus gostos e idéias em blogs e hoje são muito mais felizes e de bem com a vida e com elas próprias. 
E eu sou uma delas. Depois que comecei a compartilhar meus sufocos e descobertas nesse espacinho cibernético durante minha dieta fashion, aprendi a usar aquilo que me fazia sentir bem e a valorizar aquilo que, de fato, importava pra mim.
Por isso, antes de criticar, acho que vale analisar de fato o objetivo de tudo isso. Na minha humilde opinião, a moda é MUUUUITO mais do que alta costura, looks do dia e dicas de beleza, ela é a expressão de um sujeito e sua influência vai muito além da aparência, ela implica diretamente em como a pessoa se enxerga, suas crenças e seu modo de ser. E tem coisa mais singular e interessante que isso?!

Acompanhe também:

14 comentários:

  1. Talita, bem legal mesmo a sua reflexão! Acredito que existem blogs e blogs. Alguns são pura ostentação e propaganda, vomitando que devemos ter tal peça, tal sapato caríssimo, tal roupa totalmente fora das nossas possibilidades. Daí a necessidade de fazer essa filtragem e buscar conteúdo legal, que nos permita enxergar além do look do dia.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Bruna, exatamente! Acho que independente de peças caras ou não, o importante é realmente o conteúdo, a informação! Acho que o principal do blog é acrescentar algo pra alguém... se ele não tem essa função, não há razão de ser!

      Excluir
  2. Arrasou, Talita! Existem blogs que realmente só embarcaram nesse modismo de ter um blog, mas também tem aqueles que procuram fazer a diferença!

    Ah, o Moda Intuitiva já tá na Saraiva de novo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gabi!! E eu fico na expectativa pra ler mais textos seus!
      Já leu o Moda Intuitiva? To doida pra comprar!!

      Excluir
  3. Adorei o texto Talita!

    E apesar de trabalhar com moda, não me considero blogueira de moda (na verdade, detesto essa expressão) e confesso que aprendo muito mais com os blogs de garotas iguais a mim do que grandes blogs que hoje em dia só são propaganda e zero conteúdo.

    Valeu a pena a reflexão! :)


    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Bella! Na verdade, rótulos de uma forma geral são muito ruins, né? Daí vem tantas generalizações e etc! E com certeza o aprendizado muitas vezes vem de onde menos se espera!

      Excluir
  4. Oi amada?!
    Gostei muito do seu texto! Mas que estilista indelicado hein?!
    Pois é, moda realmente não é somente a roupa, as marcas , uma carinha bonita e muito dinheiro, aoberna e arrogância. Moda engloba diversas coisas, principalmente a forma como vc vive. Acho de um glamour miito chique mas particularmente detesto esse universo de críticas e narizes empinados.
    Me formei em moda em 2005, trabalhei em alguns lugares, conheci pessoas legais mas vi tanta cobrança a respeito de visual que comecei a semtir a futilidade da coisa. Adoro moda como a Zuzu fez, algo que passe uma mensagem, como Ronaldo Fraga, quem interpreta a vida na moda. Feio é desprezar o trabalho dos oitros, o visual dos outros, a moda dos outros como quem soubesse de tudo.
    Também não me entitulo blogueira de moda, primeiro porque não gosto de rótulos e prefiro ser chamada de ilustradora mesmo sendo bacharel em moda com diploma e tudo, gosto de pesquisa, de criação mas não sou estilista, não ponho a mão na massa e admiiro o papel de pessoas como você, jornalistas que se divrtem passeando por todos os assuntos e que são um exemplo de dedicação e credibilidade.
    Uma ótima semana e mil beijos
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Cris! A sua visão é muito interessante... O fato da moda ser algo que se expressa através do visual contribui pra, muitas vezes, ser transformada em algo visível apenas aos olhos, né? E daí vem tanta soberba, futilidade ou cobrança... Enquanto há milhões de outros caminhos!
      Eu adoro o jornalismo de moda, justamente pela possibilidade de explicitar muitos desses conceitos e desmistificar tantos outros!
      Obrigada pelo carinho de sempre!!

      Excluir
  5. Adorei o texto Talita, e tô até agora impressionada com o tamanho da grosseria que veio embutida na resposta que você recebeu. Pra quê isso, né?! Super concordo com tudo o que você disse, há blogs ótimos sim sobre os mais variados assuntos, inclusive moda, onde quem os faz não precisa ostentar pra dizer que é bom ou que tem propriedade pra dizer tudo aquilo. Pesquisar, montar e desmontar looks, compartilhar as inspirações, contar uma novidade incrível, compartilhas ideias e experiências e trocar informações sobre um determinado assunto. Acho que esses deveriam ser os motivos mais lógicos para a criação de blogs, sejam famosos ou não, os números nesse caso não contam muito..Parece que o prazer por fazer isso tudo e se mostrar quem é sem apontar um dedo sequer para o diferente se perdeu com o tempo né?!
    Beeijo
    www.descombina.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Helo! Chegou um momento em que criticar e falar sobre tudo sem nenhuma propriedade se tornou mais fácil, mesmo que com tanta informação e milhares de possibilidades!
      Mas há espaço pra todos e depende de unica e exclusivamente de nós fazermos disso um lugar melhor!!

      Excluir
  6. Oi Talita, vamos ver se eu lembro o que eu escrevi e não entrou.
    Já considero tudo isso que vc escreveu ao ler seu blog, vc passa essas ideias a cada post. Senti isso tbm na sua fala no workshop e também é um discurso e uma prática que aplico lá no Garotas, em muita coisa temos uma visão muito parecida e ao mesmo tempo abordamos de forma diferente. Adorei seu texto e acredito que há espaço para todo tipo de ideias sobre moda, mas também acredito que o futuro da moda é a diversidade, a criatividade e a inclusão, e se isso for mesmo o futuro, estamos na vanguarda, náo é?! :D
    www.garotasrosachoque.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo Helena! Também vejo o futuro da moda de uma forma muito positiva!!
      Viva a diversidade!!

      Excluir
  7. Leio alguns blogs de moda e o seu é um dos meus favoritos.
    Acho que hoje em dia alguns posts e assuntos ficaram tão comuns que quando vejo um texto como o seu, questionando o consumo excessivo, vejo como algumas pessoas transbordam personalidade, bom gosto e bom-senso !!
    Aliás, elegância está muito mais ligado à sua postura do que propriamente a marca que você veste. É um conjunto de coisas: estilo, educação, delicadeza, recato, conhecimento do próprio corpo, a forma de se portar perante os demais, cultura..!!
    Pelo visto em alguns blogs está sobrando pura ostentação e faltando o básico de cultura de moda e elegância..!! O seu é uma rara exceção, parabéns !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa mais gostosa de se ler, Agatha!!
      Concordo plenamente com você e fico extremamente lisonjeada em saber que faço parte da exceção!!
      Muuuuito obrigada! :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...