domingo, 7 de setembro de 2014

A moda do #DesafioSemMake e o dia que você se sentiu mais bonita

Não entendi muito bem por quê essa brincadeira tomou uma proporção tão grande. Na verdade, a quantidade de fotos saltando em nossa timeline acabou se banalizando com frases que desafiavam outras meninas como se aquilo fosse a coisa mais difícil do universo.
Ok, tem mulheres que trabalham com isso, precisam usar make o dia todo ou se sentem infinitamente melhor usando desses artifícios. Mas gente, não há nada de anormal em postar foto sem maquiagem. Eu sei que o desafio tinha exatamente esse objetivo, mas será que a reflexão vai pegar mesmo ou vai ser só mais uma moda passageira das redes sociais?
Ter olheira, imperfeições e cansaço é extremamente normal. Até quando vamos deixar de nos fotografar porque estamos "feias" sem maquiagem? E até quando só vamos publicar fotos em que estamos trabalhadas no carão, enquanto, o que realmente importa é o momento?
Quantas vezes a gente já não se pegou rindo de fotos antigas, de cabelos desgrenhados, de caretas e looks que nossas mães cismam em dizer que eram lindíssimos? Porque o engraçado da vida é isso! Como vamos nos divertir ao ver milhões de selfies esteticamente perfeitas, com make, photoshop e filtros, sempre pegando o nosso melhor ângulo?
As marcas, espinhas, dias em que a gente acorda correndo e não tem tempo nem de lavar o cabelo, fazem parte da nossa vida!
Dia desses, recebi um questionário em que, entre outras perguntas sobre beleza e autoestima, havia uma que me indagava: qual o dia em que você se sentiu mais bonita?
Eu fiquei pensando um tempão, e não me veio nenhuma data concreta. Os únicos momentos que eu conseguia me recordar, não eram bem aqueles em que eu estava toda arrumada (como na minha formatura ou em algum evento importante), mas sim aqueles em que colocava shorts e havaianas, prendia o cabelo num coque bem alto, e deixava o vento bater sobre a minha pele limpa.
Sim, essa sou eu, de olheiras na cara, cabelo preso, sobrancelha falhada e uma covinha irregular na bochecha direita. Quem convive comigo sabe que eu ando pra cima e pra baixo assim. E aprendi a gostar das minhas imperfeições.

Às vezes ficamos tão presos à padrões que acabamos não nos sentindo à vontade. Quem nunca deixou de pular um show inteiro pra não estragar o cabelo, ou ficou preocupada em ir no banheiro pra saber se não virou panda ou se o cílios ainda tava no lugar?
É fato que a maquiagem é uma alternativa pra aqueles dias em que queremos realçar algo, nos sentir mais bonitas ou, simplesmente, diferentes! Mas que não seja regra, seja liberdade!
O mais legal disso tudo, é que a gente possa brincar com todas essas possibilidades camaleônicas e, principalmente, nos aceitarmos do jeito que somos!
Então, lava o rosto, se olha no espelho, para de se preocupar com defeitos (isso todo mundo tem) e foca nos seus pontos positivos, mas olha com bons olhos, a gente costuma ser muito crítica com nós mesmas!
Afinal, quando foi que você se sentiu mais bonita?

 Acompanhe também:

18 comentários:

  1. Muito bom amiga! Seus textos sempre me fazem pensar um pouco mais na vida.

    ResponderExcluir
  2. Já é hora de parar com esta besteira de foto sem make, afinal de contas quem é que nunca postou uma foto "normal" em sua página social? Quem me conhece sabe como eu ando no dia a dia e nada de exageros... Até parece que todas as pessoas estão maquiadas o dia todo e ninguém nunca as viu sem maquiagem... Aff, desabafei, não agüento mais ver estes modismos tolos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o pior é que existe sim, Jo, muitas mulheres que tem medo de se expor sem make, como se fossem menos bonitas por isso!

      Excluir
  3. Tali acho que focaste um ponto muito importante: a gente tem que se aceitar do jeito que é. Com mil defeitos? Sim. Mas sem dramas. Porque muitas vezes o que achamos que nos faz feias nem é tão feio assim.
    É claro que adoro maquilhagem mas não tenho problema nenhum de sair de casa sem nada na cara, como muitas vezes acontece. Até porque sou a favor de dias sem make pra dar uma aliviada na pele e descomplicar: sair e não pensar em nada. Só sentir o vento na cara, como tão bem escreveste.
    www.letirose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Cartarine! Geralmente enxergamos mil defeitos em nós mesmas e evitamos esses dias sem make... mas eles são tão bons pra gente!!

      Excluir
  4. Excelente texto! Faz todo sentido... Vivemos uma realidade onde para postar uma foto, temos que estar maquiadas e arrumadas. Tem gente que nem tira foto se estiver de cara limpa! Nos esquecemos as vezes de como realmente somos!

    Beijoka

    http://www.sthefanydejorge.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço muita gente assim, Sthefany, que perde momentos e registros incríveis pq tá desarrumada! É uma pena!!

      Excluir
  5. Caraca não acredito, fui desafiada nesse brincadeira e ontem postei no meu face a foto, não só sem maquiagem, mas tbm sem cabelo feito, o rosto inchado pq tinha acabado de acordar, aí me disseram que não precisava disso tudo. Tirar foto apenas sem maquiagem pra mim é fácil eu vivo sem maquiagem e 80% das minhas fotos no face são sem maquiagem, até pra casar eu optei não abusar da make.
    Isso é modinha que logo vai passar e ninguém se lembrará o motivo desse desafio ter começado, adorei vê mais uma q pensa como eu. rs

    http://morenaemoderna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Suellen, a brincadeira virou uma modinha tão grande que perdeu o sentido.. mas com certeza, já é um passo pra pensarmos mais a longo prazo!

      Excluir
  6. Muito legal o texto e super concordo!

    E agora não consigo me lembrar o dia em que me senti mais bonita... mas tenho certeza de que não foi um dia em que tava toda produzida, hehehe.

    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pergunta difícil, né, Bella?! Não consegui pensar em dias, mas em sensações!!

      Excluir
  7. Legal seu texto, realmente ficamos presa aos padroes de beleza, que até esquecemos de outras coisas mais bonitas que tem na gente neh ! eu tirei foto e postei no face sem problema algum, mas ouvi de pessoas proximas que nao iria postar de jeito nenhum, e no fundo eu acho que são pessoas vazias ! sei lá ahaha !

    beijoo

    www.priscilaguirao.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não diria vazias, mas acho que faz parte de um amadurecimento a gente se aceitar cada dia mais! :]

      Excluir
  8. Lindo texto. Gosto das pessoas que são autênticas. Lógico que colocar um vestido lindo, se maquiar e produzir o cabelo caloriza a nossa auto estima. Mas, que este fato não sirva de regra no nosso dia a dia. A verdadeira beleza é a que vêm de dentro para fora e a gente se amar, faz toda a diferença.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...