domingo, 14 de setembro de 2014

Sobre o que postamos, deixamos de postar e o quanto nos comparamos com os outros

Essa semana, uma matéria chamou minha atenção na internet. Uma jovem simulou uma viagem à Tailândia durante um mês pra mostrar o quanto manipulamos aquilo que postamos na rede. Ela pediu aos pais que a levassem para o aeroporto e, depois, retornou pra casa, de onde fotografou situações em locais próximos e manipulou os fotos no photoshop.
A brincadeira, que na verdade fazia parte de um trabalho de faculdade, me fez lembrar desse outro texto, publicado pela Oficina de Estilo no ano passado e que deixei entre os meus favoritos. Nele, as meninas falam sobre o quanto somos influenciadas por aquilo que vemos na rede e como nos comparamos às outras vidas, de pessoas completamente diferentes de nós, e nos sentimos inferiores ou incapazes de atingir tal "grau de felicidade", sendo que, na verdade, nem sabemos ao certo o que aquilo quer dizer. Essa estranha mania que temos de comparar as coisas o tempo todo.
Uma vez, uma amiga me disse que eu tinha uma vida perfeita. E eu fiquei pensando que, talvez, possa parecer isso mesmo. Sou extremamente grata por ter a família que tenho, por escolher e encontrar aquilo que amo como profissão e por ter saúde e determinação pra correr atrás dos meus sonhos. E eu escolhi dar destaque à essas "bençãos", ao invés de ficar reclamando dos problemas que vão surgindo ao longo dos dias. Apesar de me descabelar e sofrer com elas, eu sei que minhas preocupações são extremamente pequenas.
E fato é que problemas todo mundo tem. Todo mundo passa por períodos mais difíceis que os outros. Assim como todo mundo tem conquistas e alegrias para comemorar (nem que seja nas coisas mais simples da vida), e cabe a cada um escolher se quer fazer dessas alegrias algo maior ou se prefere ficar remoendo aqueles problemas que parecem também cada vez maiores. O que não dá é ficar se comparando ao outro, porque ele está de férias na praia, tem um relacionamento legal ou parece ser cercado de grandes amigos. Não era pra isso ser uma coisa boa?
Acho que é tudo uma questão de ponto de vista!
Depois que parei de comparar meu guarda-roupa com o de grandes blogueiras e milhares de vitrines e comecei a olhar minhas próprias roupas com outros olhos, comecei a me sentir muito melhor e minha relação com a moda mudou radicalmente. Hoje, olho pras tendências e lançamentos não despertando a vontade de tê-los, mas sim, de entendê-los e perceber entre todas as coisas, aquilo que é realmente importante pra mim.
Acho que com a vida é a mesma coisa!

 Acompanhe também:

16 comentários:

  1. Lindo texto escrito com muita maturidade e propriedade. Realmente, muitas vezes, temos a tendência de achar que a fruta que dá no pomar do vizinho, é mais doce que o do nosso próprio. A verdadeira felicidade é assumirmos o que temos e somos e dentro disso procurar tirar o melhor do nosso próprio mundo.
    Almejar, aperfeiçoar e principalmente aceitar as nossas diferenças, já é meio caminho para nos aproximar dos sonhos realizados e da felicidade
    !Parabéns mais uma vez pelo lindo texto. Beijos no seu coração.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito lindona!! Concordo com você!!
    A vida é boa do jeito que é! Já tive momentos de pensar e me sentir mal com tudo isso, de querer parar, de deixar pra lá por pensar que o que dá ibope são roupas de marcas famosas, viagens gloriosas e passeios magníficos, mas sabe...não tenho essa pretensão, tenho sonhos, vontades, mas a ponto de querer ser outra pessoas e passar através da internet uma outra imagem não me admito. Teria vergonha de mim mesma sendo que o certo é ter orgulho de ter saúde, família, amor e dom de Deus.
    Mil beijos e linda semana amada!!
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Cris! Acho que quando isso é verdadeiro, quando a preocupação é sermos e fazermos por nós mesmas, tudo se torna mais claro e agradável!
      Beijoss pra vc tbm! ;]

      Excluir
  3. Simplesmente verdade.
    O ser humano é asism, aprende a reclamar tanto e esquece de dar graças a Deus ao que tem,.. e digo por mim, quando algo não dá certo parece que cai um peso sobre todas as demais coisas e a gente vive comparando.
    Adorei o post,.. extremamente a verdade!

    Beijos
    neurasdeumanoiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Vanessa! Somos tão diferentes, por que nos comparar? E por que nos cobrarmos tanto, né? Todos cometem falhas e é tão bom assumirmos nossas neuras e assim começarmos a nos aceitar melhor, né?! Beijinhos

      Excluir
  4. Seu post vai de encontro com este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=QxVZYiJKl1Y
    As pessoas andam tão bitoladas com isso que muitas vezes deixam de curtir uma viagem para fazer fotos, postar e ver quantas curtidas. Dias estava em um restaurante e pedi uma sobremesa e fiquei fazendo um montes de fotos, para escolher a melhor para postar, daí ela começou a derreter. Aí pensei que graça há nisso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Bruna, já me questionei demais sobre isso!! Deixa de ser um prazer e parece uma obrigação postar foto né?! To aprendendo a lidar com essas coisas ainda! As redes sociais influenciam demais nossos comportamentos..

      Excluir
  5. Bah, acordei pensando nisso hoje e no quanto querer comparar a nossa vida com a dos outros nos deixa frustrada. Tu tens toda razão, é triste virarmos escravos da aparência e querer viver a vida de outras pessoas, vidas que julgamos perfeitas mas que na verdade são normais como a nossa, com coisas legais e problemas acontecendo.

    Adorei o teu texto!
    Beijos!
    www.justbia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Bia!! Essa comparação é completamente infundada e só nos faz mal! Obrigada, querida!

      Excluir
  6. Adorei esse post, Talita. Eu tinha visto essa matéria também. Nas redes sociais todo mundo posta sua "vida perfeita". Tudo é só alegria, ninguém tem problema, todo mundo tem grana pra ir os lugares legais...Acredito que é inevitável não se sentir "mal" também por ver algumas pessoas só curtindo e a gente "ralando". Precisamos entender, como voce comentou, que todos tem problemas. Alguns apenas camuflam eles. rs... E que precisamos parar de ser tão negativos, pensando só no que não temos e agradecer pelas inumeras coisas boas que ja temos. Realmente, é tudo questão de ponto de vista. Precisamos passar a ver o copo meio cheio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Bruna! Acho que nem é questão de camuflar, mas de priorizar as coisas boas, né? Eu por exemplo, gosto de registrar, marcar e eternizar bons momentos.. já quando estou com problemas, prefiro tentar resolvê-los a ficar explanando e me fazendo de coitada, sabe? São comportamentos e personalidades diferentes! O importante realmente é dosarmos isso e entendermos justamente que o copo está sempre meio cheio!

      Excluir
  7. Isso aí, falou tudo!!! O ser humano precisa se comparar o tempo todo para se auto afirmar e se sentir aceito. O cargo, os amigos, as viagens, a casa da fulana... Tudo no outro é melhor!! Nunca está satisfeito consigo mesmo!!! E a internet só fomentou ainda mais essa necessidade de comparação e aprovação. E nem sempre tudo o que se "vende" na rede é verdadeiro né?? As mídias sociais estão nos alienando cada vez mais!!! Perde-se mais tempo vivendo a vida dos outros do que aprendendo a tomar conta da própria...

    rsrs! bjs!

    ResponderExcluir
  8. Concordo com tudo, e ainda tem mais, se você ficar sempre comparando sua vida com a vida daquela garota que parece ser perfeita, por mais que sua vida tenha ótimos momentos você nunca estará satisfeita, não conseguirá aproveitar e viver esses momentos como deveria. Gostei muito ^^

    http://www.pudimengorda.com.br/

    ResponderExcluir
  9. que texto ótimo, que pensamento claro e organizado, que boa influência você deve ser pras suas amigas talita! :) adorei ver a oficina citada, fiquei orgulhosa da gente fazer parte do mesmo grupo de consciência! parabéns e obrigada! <3

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...