domingo, 17 de novembro de 2013

Sim, vista quem você é!

Como eu disse neste post aqui, tava doida pra ler o livro "Vista quem você é" das meninas do Oficina de Estilo. Sempre acompanhei o trabalho delas e nos últimos meses, tenho repetido a frase "substitua consumo por autoestima" diversas vezes.
Eis que nesse feriado eu me dediquei a colocar as leituras (e os pensamentos) em dia e o primeiro da lista foi ele.

Uma leitura super rápida mas que pode render várias idas e vindas.
O livro é quase um passo a passo para você refletir sobre quem você é, quem você quer ser e como a roupa pode te ajudar nesse processo.
Em todos os capítulos elas propõem exercícios para você desenvolver o seu estilo pessoal, agregando ao seu visual a sua história, seu dia a dia e a imagem que você quer passar, porque sim, a roupa é a primeira coisa que as pessoas vêem sobre a nossa personalidade e se você quer estar bem com o mundo, você tem que estar bem com você mesma!

Durante todo o livro elas reforçam isso: se descobrir, se aceitar, se sentir bem. E elas começam o livro justamente questionando porque tanta gente se veste igual, se todo mundo é tão diferente e há tanta informação disponível por aí e mais do que nunca a moda permite ser quem a gente quiser.
O negócio é que, na maioria das vezes, vestir é um hábito tão comum que a gente coloca no piloto automático e quando tem uma nova necessidade, compra sem pensar e quando precisa, escolhe a primeira coisa que vê e combina as peças da forma mais comum que pode.
Aí elas citam uma frase do Hitchcock que é muito legal: "limitação aumenta a criatividade". Porque, tipo, quando se pode tudo, não se exercita a criatividade de burlar regras, não se pensa em jeitos diferentes e novas possibilidades.
E é exatamente isso que aconteceu no meu "um ano sem compras": só quando eu parei de buscar peças novas que eu comecei a perceber a infinidade de coisas que eu podia fazer com as peças "velhas"!
E no livro, elas tocam MUITO na tecla de que quantidade não é qualidade. E que diversas clientes atendidas por elas reclamavam do mesmo "mal": um guarda-roupa cheio de coisas, mas a sensação constante de não ter nada para vestir. E aí elas vão dando várias dicas ao longo do livro de como otimizar o guarda-roupa, fazer escolhas acertadas e compras que realmente façam a diferença e não o prejuízo, como acontece com muita gente por aí!

Pra terminar, selecionei um trechinho do livro, que também tá disponível nesse post aqui:
"Olha, a gente precisa se concentrar em ‘ser’ e não em ‘ter’. Diz o Saramago, dono do título do post, que ‘ser’ dá muito trabalho porque demanda pensamento, dúvida, perguntar-se sobre si mesmo e mais. Pra gente ser alguém bacana, pra ser HUMANO mesmo, a gente tem que olhar pra dentro, absorver o mundo e devolver já em forma de reflexão, já com opinião. Independente das compras que a gente faz ou do que a gente veste (tem!). Se não for assim a gente é quem passa o cartão de crédito e só. Tudo bem que a gente vive num mundo que funciona mais com consumidores do que com seres humanos, mas consciência de si mesmo é questão individual, cada um cuida de ser a melhor criatura que pode ser – porque né, a gente quer o melhor da vida." s2

12 comentários:

  1. Nossa, muito verdadeira a frase! Tali, eu queria saber uma coisa: como você faz para criar seus looks? Você cria na hora de sair para trabalhar ou você separa antecipadamente as peças? Obrigada pelo excelente post! Beijo ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Rosana! Então, quando eu to mais inspirada, eu tento pensar no look com mais antecedência, antes de vestir. Quando a criatividade tá zero ou eu to sem tempo, costumo ir experimentando na hora mesmo. Aí pra ficar menos simplesinho eu parto pra um acessório ou alguma coisa assim!
      Eu sempre gosto de dar uma olhada em inspirações no Pinterest e até no Google mesmo. Ajuda!
      Obrigada você pelo apoio!
      Beijinhos

      Excluir
  2. Talita, fiquei com vontade ler. Acompanho o blog delas. E concordo com a frase que a limitação aumenta a criatividade. Vc por exemplo, com sua dieta fashion teve que abusar da criatividade para montar os looks.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oii Talita!
    Poxa, fiquei super com vontade de ler esse livro. Eu já conhecia a oficina de estilo, até tenho lá no rodapé do blog a frase "substitua consumo por auto-estima" (também fico repetindo essa frase hehe)
    Precisamos mesmo nos concentrar em SER! :) adorei a dica, vou por na minha lista de natal haha

    beijooo
    Meninices da vida

    ResponderExcluir
  4. Preciso ler esse livro urgentemente! Vou ver se compro esse final de semana que vou ao shopping!
    Beijoos, Ana Carolina.
    http://simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  5. Quero esse livro pra mim, pra ontem <3 Amei a indicação, Talita, ele parece super delícia de ler.
    Ah, respondendo lá do blog: eu apresentei somente meu projeto de TCC agora, só apresento ele pronto ano que vem, na metade do ano, se tudo correr bem (tomara!). Obrigada por me incentivar com a profissão, espero que eu possa amá-la tanto quanto você.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  6. Oi Ta, nossa, nunca li um post tão minuciosamente assim! sério, me deu vontade demaais de ler esse livro, quero pra ontem! É tão bom quando aprendemos a diferença do Ser e do Ter. Eu vejo gente cheia de roupas caras e iguais à todo mundo, e ao mesmo tempo tão vazias de sentimento. Pessoas de diferentes caráter e gostos, usando o mesmo short saia da Zara! Complicado isso..

    beeijo! e obrigada pelo post.

    ResponderExcluir
  7. Oi querida Talita!!!
    Adorei a dica do livro, realmente as meninas do Oficina de Estilo são muito bacanas!! Nem sei se tenho elas no meu blogroll, vou olhar!!
    Parece que estávamos pensando juntas nessa coisa de vestir-se quem você é! Sábado estava colocando em dia revistas de moda do mês e na Bazzar tem um texto falando sobre, da Suzy Menkes...ótimo post, belas palavras e venha reafirmar a frase do Hitchcok, por isso a Cris Guerra fez tanto sucesso e faz até hoje. Ela veste com qualidade e nunca expôs marcas famosas e nem quantidade. Começou assim, postando sua criatividade.
    Mil beijos linda!
    Boa semana pra nós!
    Cris
    http://criscriacoisas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ganhei esse livro de aniversário, mas não consegui começar a ler ainda. Sempre adorei o trabalho das meninas do Oficina de Estilo e mais do que nunca esse lema de substituir consumo por auto estima está presente na minha vida. Concordo demais com tudo o que já li no site e tenho certeza de que vou amar o livro!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro, na verdade conheço poucos livros sobre esse assunto... Mas esse me interessou muito! Publica mais dicas sobre livros desse tipo de assunto ♥

    Beijinhos
    http://www.vendesecadeiras.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...